quinta-feira, 14 de maio de 2009

A importância do registro reflexivo na nossa formação

Na nossa reunião com as professoras do dia 07 de maio lemos e discutimos o texto "O papel do registro na formação do educador", de Madalena Freire, que está disponível no link http://www.pedagogico.com.br/edicoes/8/artigo2242-1.asp?o=r

Todas concordaram com a importância do registro para o processo de reflexão, mas a maior parte confessou que faz um "registro mental". Combinamos de passar esse registro mental para a forma escrita, pois a memória é seletiva: ela nos trai, nos faz esquecer certas coisas e lembrar outras, e como é individual, não pode ser acessada por outras pessoas, o que dificulta o trabalho em grupo.

Daí a proposta deste blog: mais do que um caderno de registro, espero que ele se transforme em uma ferramenta mais acessível a todo o grupo e mais democrática, pois permite que todas contribuam. Mas para dar certo, como tudo na vida, depende do engajamento e do envolvimento de todas, se constituindo em um espaço de troca de nosso grupo de professoras entre si e, quem sabe, até com outros grupos de professoras de outras escolas.

E por falar em grupo, na nossa próxima reunião, planejei discutir justamente a formação do grupo, o trabalho cooperativo e a equipe docente como um espaço de troca para crescimento mútuo. Tudo muito evidente na aparência, mas muito difícil de se viver no dia-a-dia.

Por isso, gostaria que vocês lessem antes da reunião o capítulo 5 do livro de Perrenoud "10 novas competências para ensinar". O título do capítulo é "Trabalhar em equipe". E a partir da leitura deste capítulo produzissem uma reflexão pessoal sobre suas competências ao trabalhar em equipe. Uma sugestão de roteiro para essa reflexão poderia incluir uma ou mais questões abaixo:

1) Quais os motivos que justificam que eu trabalhe em equipe?
2) Quais os níveis de partilha em que eu me envolvo na escola (partilha de recursos; partilha de idéias; partilha de práticas; partilha de alunos)?
3) Como é minha participação e sua cooperação nos projetos institucionais e nas atividades comuns (como eventos e festas)?
4) Eu assumo a liderança do grupo em alguns momentos? Como? por que?
5) Sabendo que o conflito é inerente à interação, como eu administro os conflitos que surjam?

Há uma lista na sala de professoras para saber quem já tem este livro e quem tem interesse em adquiri-lo. Não esqueçam de anotar sua opção.

Bom trabalho!

Selma

2 comentários:

  1. Olá, não consegui acessar o texto citado, da Madalena Freire. O link está correto? Gostaria muito de lê-lo, pois vem de encontro com muito do que estou pensando ultimamente acerca do registro. Lili

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E você, o que pensa sobre isso?